CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

I. De como D. Afonso XX, o Chato, conquistou seu reino na grande Batalha do Cantão de Santana

Pois é,

Não há rei sem reino! D. Afonso XX, o Chato, também tem o seu. E não poderia contar aqui suas aventuras sem antes descrever onde elas aconteceram.

Como historiador oficial da corte, acompanho D. Afonso XX, o Chato, desde que nasceu de parto natural, fato espantoso para a época pois, se me permitem o uso de expressões antigas, "passar a faca nas mulheres" estava na moda. Época, aliás, incerta. Futuro distante ou passado remoto. Ou ambos, pois D. Afonso XX sempre foi um homem fora do seu tempo.

Tendo completado seus quinze anos, viu-se D. Afonso XX privado da convivência paterna, por obra e graça daquele que a todos leva. Dos varões era o mais moço de três. Seguia-lhe na linhagem a donzela da família.

Como de costume e por ser o mais moço, tinha seus direitos hereditários colocados em último plano. Naquela época D. Afonso XX ainda era conhecido como D. Afonso, o Sonâmbulo, em virtude de algumas manifestações tidas por estranhas, de ocorrência noturna. Tais manifestações, inclusive, servem de explicação para outras que contarei mais adiante.

Mas foi graças a essas manifestações que D. Afonso pode travar a batalha que lhe daria a posse integral do seu reino. Como não tinha possibilidades de exercer seus direitos, a D. Afonso XX sobrou dividir seu quinhão com o irmão que lhe antecedia. Sim, pois ao primogênito coube por inteiro um vasto território para uso exclusivo. Terríveis dois anos de disputa palmo a palmo pelas terras. Nem por tantas que fossem, talvez um três por quatro, não me recordo se parsecs, anos-luz ou se metros quadrados(1).

Submetido à vassalagem do irmão, D. Afonso XX certa noite acorda, olha para o irmão e pergunta: cadê a minha carta? Como assim tua carta, tu sabes que horas são? Minha carta de motorista, oras. Eu deixei em cima da mesa! Aqui não se chama de carta. Carta se diz é no Cantão dos Quefalammina. E além do mais não tens idade de ter carteira de motorista. Não interessa, eu quero a minha carta!

E assim, por quase duas horas, a batalha desenvolveu-se. D. Afonso, o Sonâmbulo, fazendo de tudo para encontrar a sua carta de motorista. E ao pobre irmão não restou outro fazer que não fosse levantar-se e abandonar as terras. Fato consumado pouco tempo após.

Ganha a batalha, ganho o reino, ganhou também a nova alcunha: D. Afonso XX, o Chato.

No próximo capítulo “II. Onde se conta do nascimento de D.Afonso nas terras do Cantão da Maravilhosa".

(1) Parsec, ano-luz e metro quadrado eram medidas espaciais utilizadas até o século XXI. O metro quadrado foi abandonado quando a Terra atingiu os 25 bilhões de esfomeados. Parsec é a contração da frase "Parallax second" (de uma língua já morta) e servia para medir a distância entre estrelas próximas e a Terra. Ano-luz, também para medir a distância de estrelas, foi utilizada até o ano de 2457, quando a barreira da velocidade da luz foi ultrapassada.