CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

sábado, janeiro 29, 2005

Indústria dos filhos

Pois é,

Foi-se o tempo em que ter filhos era apenas se agachar e deixá-los sair.

Estou quase por dizer que hoje em dia é proibido ter filhos. Inventa de não seguir as milhares de orientações que te dão e periga te internarem num hospício. Inventa de seguir e sei lá o que vai te acontecer. Até num hospício podem te internar. Um exemplo: na mesma revista (edições diferentes), Cláudia Bebê vemos:

Edição 505F, p. 83: “ Sabe aquela história de esfregar os mamilos com bucha? Esqueça! Dói e nem sempre evita as fissuras quando o bebê começa a mamar. Tem mais: a ginecologista Rita Sanchez afirma que o ato estimula a produção de oxitocina, hormônio que pode provocar contrações indejesadas.”

Poucas edições após, n, 511F, p. 87, lemos: “'Os mamilos precisam de uma preparação especial para ficarem fortes e resistentes às sugadas do bebê. “Enquanto as mamas devem ser hidratadas para que a pele não ceda ao aumento de tamanho e, conseqüentemente, fique livre de estrias, os bicos têm de se tornar calosos para não rachar nem ganhar fissuras', diz a doutora Carla Sallet. Esfregue diariamente o local com uma bucha vegetal, esponja ou toalha grossa." (negrito meu).

Claro que está escrito, lá no começo da revista, que ela não se responsabiliza por aquilo que seus colaboradores escrevem.

Tá certo. É o supra-sumo do capitalismo. Estou interessado em vender. O quê não importa.

Esse é um exemplo, dentre milhares de “opiniões dos sábios”. Vai num obstetra-gineco jovem e vais escutar: “os velhos médicos não se atualizaram nos novos conhecimentos e tecnologias. O bom, hoje em dia, é ....” Vai num mais antigo e vais escutar: “essa gurizada não sabe mais sentir o paciente. Não sabem mais fazer um diagnóstico se não tiverem milhares de exames e tecnologia a seu dispor”.

Da alimentação então, nem se fala. Consulta com um(a) nutricionista. Aliás, sugiro que consultes com várias. Só para ficar rindo quando chegar em casa. Cada uma vai dizer uma coisa diferente. Cada uma vai te apresentar uma tabela diferente para justificar que deves comer um boi por dia para teres proteínas, uma dúzia de frutas, dois ovos por dia e não sei quantos litros de leite desnatado. Fora as verduras, os ...

Parece que a Medicina e correlatas esqueceram o bom senso. Na ânsia de vender os produtos dos fabricantes que deixam canetinhas bonitas pra eles, esqueceram que, apesar da “pós-modernidade”, as mães ainda devem saber do que precisam.

Tá, é um problema social. Na miséria em que vive a maioria das mulheres brasileiras, é muito melhor empurrar uma tabela americana do que deixá-las parir mais um subnutrido.

Sem generalizações é claro. Ainda existe gente séria na área.

Por que escrevo isso? Porque não é essa gente toda que escuta a mulher, cheia de dúvidas sobre o que fazer, e que se vê, diante de tanta besteira escrita e dita por aí, angustiada. Somos nós, os futuros pais e atuais companheiros. Não é reclamação, só uma constatação.

Uma medicina a cada médico. Bons tempos em que bastava se agachar...