CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

domingo, janeiro 23, 2005

Somos seis

Somos seis, é o que diz minha mulher.

O Luiz, o Afonso, o Eu Mesmo, o Comigo Mesmo, o Zumbi e
o Universo. Cada qual com suas manias. Tem um que só a
física quântica consegue explicar, pois só sabemos da
existência dele pelos efeitos que causa nos outros,
particularmente no Luiz.

Luiz e Comigo Mesmo passam o tempo inteiro conversando.
Daí que conseguimos deduzir a existência de Comigo
Mesmo.

"Tá falando com quem?!!", berra de lá a mulher. Comigo
Mesmo, responde o Luiz. É sempre assim. Um a sombra do
outro.

Do Luiz ela diz que não gosta. É rigoroso, cheio de nove
horas e não-me-toques. Tudo no seu lugar e na sua hora.
Lei é lei, ordem é ordem e ambas foram feitas para serem
cumpridas. É de pouca conversa, mas Comigo Mesmo
consegue arrancar verdadeiros discursos dele. Já os
peguei, certa feita, numa cena hilária: um mandando o
outro calar a boca. Só pararam quando Eu Mesmo
interrompeu dizendo que assim acordariam o Zumbi.

O Zumbi é o embaixador plenipotenciário de todos os
demais. É convocado quando a turma não quer saber de
sair da cama. "Acorda Zumbi e vai trabalhar, que hoje
não saio daqui nem pra buscar uma SKOL na geladeira!!!",
dizem os preguiçosos. Coitado, passa o dia como se
estivesse em outro mundo. O que não deve ser boa coisa
para os que são obrigados a passar o dia com ele. Por
sorte não é muito comum ele aparecer, pois parece que os
demais fazem uma escala. Assim, sempre tem um que acaba
leventando e cumprindo com a vida.

Mas falei de Eu Mesmo, né? Pois Eu Mesmo é o mais
maniático de todos. Egocentrista, acha que tudo existe
por causa dele. Quando alguém pergunta "quem fez isso?",
Eu Mesmo, responde ele. Só fica quieto quando se
apercebe, a tempo, de que o resultado do feito não foi
bom. O que é muito raro - ele se aperceber - pois
rapidinho em dar respostas como é, sempre acaba metendo
as mãos pelos pés. Quem escreveu errado isso? Eu Mesmo.

Ah! Mas temos algo de bom! Isso mesmo. Temos o Universo,
que pensa que é a encarnação da perfeição. Sempre tem
razão, em tudo o que diz e faz. Os outros só existem por
um descuido. O Universo é cheio de paciência, pois tem
que aturar as coisas sem razão que os outros dizem. Onde
chega, preenche todo o espaço. Também, não fora assim e
não seria chamado de Universo.

Em meio a seus irmãos vive e convive o Afonso. É ate um
bom sujeito. Cidadão, trabalhador, pai de família,
esposo amantíssimo (essa foi soprada pelo Luiz, que
dentre outras coisas adora expressões empoladas). Tem lá
suas manias, algumas aprendidas com Eu Mesmo; de quando
em vez ("cala a boca, Luiz!". Eu não tinha razão? Esses
dois vivem brigando!!) escorrega e se aventura a achar
que tem razão. O Universo tem muita influência sobre o
Afonso. Mas é esforçado e, por isso, não se dá muito bem
com o Zumbi. Adora ajudar os outros. Sempre que pode ou
mesmo quando não pode.

Somos seis, diz a minha mulher. Só não sei se fico com
pena dela ou se a felicito. Afinal, não é todos os dias
que se casa com o Afonso e se leva mais cinco de brinde.