CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

terça-feira, julho 05, 2005

Textos - I

Pois é,

Já tinha a idéia de continuar o post anterior com uma evolução natural: da palavra ao texto e, após, do texto ao contexto. Esperava que alguém me desse o mote para contiuar. E foi justamente o Diego, autor de um blog chamado Figuras de Linguagem, quem mo deu, como diriam os portugueses.

"Dizer que a comunicação humana se dá mais pela expressão do corpo e da voz é dar bastante importância para a forma. A primeira vista, concordo com isso, não entreando em distribuição de percentuais. Mas acho que para a palavra escita, isso funciona um pouco diferente. Na forma de organizar as palavras em um texto e mesmo na escolha do vocabulário, dá para mudar o tom da voz e até fazer gestos. Acredito nesse poder das palavras. Se os outros vão entender... bom, daí já são outros quinhentos.."

Ao mudar o tom de voz ou mesmo fazer gestos com o uso das palavras, estamos apenas traduzindo, em signos, a comunicação corporal. A questão aqui não é mais de palavras e seus significados, mas da frase, do texto, do conjunto de palavras associadas para significar algo para alguém. Colocas, Diego, o grande problema da comunicação: "Se os outros vão entender... bom, daí já são outros quinhentos...".

Simplesmente não há comunicação se os outros não entenderem, certo? Por exemplo: qual foi a idéia central, ou idéias desenvolvidas no post anterior? O que eu quis comunicar? O que eu desejava que as pessoas "entendessem"? Se olharmos os comentários, veremos que aconteceu exatamente aquilo que estava escrito: cada um usou seus filtros e comentou uma parte do post. Mas, será que eu tinha uma "parte" mais importante para comunicar?

Eu me comuniquei?

A forma do texto foi determinante para que cada um comentasse uma parte? Teria sido diferente se eu começasse com o tema da ida para a Verbeat e deixasse o dicionário para depois? Por que o post fez a Tati lembrar exatamente da poesia do Quintana? Será esta poesia a única do mundo que trata desse assunto, ou será apenas a única poesia que a Tati conhece sobre esse assunto? E esse era o assunto principal?

Antes de continuar, um pequeno aviso: não sou especialista no assunto. Não esperem nada além de um "livre pensar" sobre a comunicação através de textos.