CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

segunda-feira, março 07, 2005

Segunda-feira!

Pois é,

De um bons anos pra cá deixei de desgostar da segunda-feira. A fórmula? Não ver televisão no domingo. Fazer qualquer coisa menos ficar aplastado na frente da TV. A melhor maneira de começar uma segunda-feira é lembrar que o domingo foi cheio e curtir a expectativa do próximo domingo. Nem quando estava sozinho e sem carro. Porto Alegre é demais, como diz o título da música do Prefeito.

Pega o T2, em qualquer ponto, e vai até o fim da linha e depois volta. O T4? A volta é uma viagem fantástica. Saia lá da Termolar e serpenteie por lugares pelos quais nunca dantes navegaste. É algo demais. Para maiores emoções basta pegar o Tinga lá no Centro e parar no destino final. Conselho: não saia do ônibus e vá com uma roupa simples. A carteira de identidade e duas fichas de ônibus. Só.

Experimenta o T8. Experimenta! Experimenta!

Ah, o T6. Impagável. Vá até o fim. Lá no Parque dos Maias. Desça e caminhe. Parece uma cidadezinha do interior. Aproveite que está por essas bandas, se estiver de carro, e dê uma volta por Alvorada. Mas não fique só na rua principal. Entra à esquerda e depois vire à direita, siga reto e dobre. Pode se perder. É só perguntar onde fica a faixa que logo estás de volta. Um cuidado apenas: existem duas "faixas": a que vai dar na Baltazar e a Estrada do Trabalhador. Que, como o nome diz, dá mais trabalho pra chegar em Porto Alegre. Se anda não conhece a Manoel Elias tá na hora. Se estiver voltando pela Baltazar, faz o contorno à esquerda e vai embora. Ela acaba na Protásio. Aí não tem erro. Aproveita e dá uma passadinha na Vila Cefer II, ali na descida da Antônio de Carvalho.

Outro passeio espumante é pegar pros lados de Belém Velho. Dois domingos de aventura e turismo garantidos. Um, quando se vai pela Vilha Velha (Vicente Monteggia); no outro, vai-se pela Glória (Oscar Pereira). Não deixe de visitar uma igreja (santuário) que tem em cima do morrro (não lembro o nome). Tem até uma estrada que se chama Estrada Afonso. Lami. Vai de ônibus. Senta num daqueles botecos na beira da praia e fica vendo aquele povaréu tomando banho. Depois vai a Torres e me diz qual é a diferença. Tirando o mar, é claro!

Perca-se pelo Aberta dos Morros e Hípica. Tente passar além da Vila do Sargento. Se conseguir chegar ao topo do morro sem se cagar de medo das caras que os nativos irão fazer, garanto que a vista é maravilhosa.

Tá de carro? Pega a BR116 e depois a RS118 (ali perto de Sapucaia) e vai até Viamão. Passa por Cachoeirinha, cruza com a RS20 (Taquara), Gravataí e Alvorada antes de chegar em Viamão. Aliás, o trecho entre Alvorada e Viamão é lindo.

Já conhece a Igreja de Viamão? Não?!!! Pois dizem que foi da torre do sino que sugiu o nome da cidade. E é verdade. Dá pra ver os cinco rios que formam o Lago Guaíba (chique, agora é lago). Tá fazendo o que em casa vendo televisão a esses horas de um domingo ensolarado?

Experimenta sair do Bric e do Parcão uma vez ao menos na vida. Garanto que a segunda-feira será o segundo melhor dia da semana. O pôr-do-sol já tá manjado...

Sai das retas e entra nas pequenas ruas curvas da verdadeira Porto Alegre. Nunca mais a segunda-feira será a mesma.

Tenta descobrir e sentir por ti mesmo o que levou gente como Mário Quintana, Fogaça e o Bicca (e tantos outros) a escreverem e descreverem Porto Alegre.

"Há muito tempo que ando
Nas ruas de um Porto
não muito Alegre
E que no entanto"


me causa espanto...

... de ver tanta gente reclamando da segunda-feira...