CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

domingo, abril 03, 2005

O Papa é gaúcho!

Pois é,

O terceiro segredo de Fátima, revelado em 2000, referia-se ao atentado contra o Papa, em 1981. Há quem não acredite, eu inclusive. Nossa Senhora deveria saber que se tratava apenas de um atentado e que isso não causaria profundas revoluções no mundo, a ponto de merecer ser guardado como segredo. O comportamento da Igreja também não ajuda. Somente em 2000, 19 anos após o atentado, teria autorizado Irmã Lúcia (recentemente falecida aos 97 anos)
a revelar de próprio punho o segredo para, então, mostrá-lo ao mundo.

Eu tenho cá minha teoria. Numa das visitas que o Papa fez ao Brasil, ele disse: "Deus é brasileiro. O Papa é brasileiro". Carinho da parte dele, é claro. Em Porto Alegre (tomando o chimarrão aí da foto), o refrão com que os gaúchos o receberam foi: "ucho, ucho, ucho, o Papa é gaúcho". E noutra demonstração de carinho, o Papa disse: "O Papa é gaúcho".

Pois bem, juntemos os fatos: Dom Cláudio Hummes, apontado como forte candidado a sucessor de João Paulo II no trono de Pedro, é brasileiro e gaúcho de Montenegro. Não estaria aí o terceiro segredo de Fátima? Não teria João Paulo II revelado aos poucos aquilo que, aí sim, poderá ser uma profunda transformação na Igreja Católica e, por isso, mesmo, matido em segredo até agora?

A América Latina possui algo em torno de 50% dos católicos do mundo. Vem perdendo terreno, no entanto, para seitas e igrejas fundadas por qualquer um que resolva espantar o demônio da vida dos fiéis. E por isso mesmo é que ganham cada vez mais fiéis. O demônio está perto, logo ali, no desemprego, na fome, nas drogas, na falta de moradia, na falta de esperança. O Deus católico, por outro lado, está longe. A Igreja sempre exorcisou o demônio; afasta-o da realidade das pessoas. As seitas não; elas admitem a sua proximidade e ajudam as pessoas a se afastarem dele. Talvez falte isso para a Igreja Católica: admitir que o demônio está logo ali e passar a ajudar as pessoas - aqui na Terra mesmo - e não ficar prometendo o paraíso para quem suportar as agruras até morrer.

A ala latino-americana da Igreja sabe bem disso, mas nunca teve voz ativa em Roma (Os Estados Unidos, país de tradição e maioria Protestante, tem 11 Cardeais no colégio eleitoral). Talvez um Papa brasileiro (ou latino-americano) seja a verdadeira revolução que tanto deve ter assustado o alto escalão do Vaticano. Vamos aguardar e torcer. Não deve demorar muito o anúncio do novo Papa.

A foto do Papa foi baixada do site www.clicrbs.com.br, a de Dom Cláudio do site www.terra.com.br e a do velório de Irmã Lúcia, na Catedral de Coimbra, do site www.catolicismo.com.br