CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

terça-feira, maio 10, 2005

Quem é o Afonso?

Pois é,

Somos seis, é o que diz a Kaya. O Luiz, o Afonso, o EuMesmo, o ComigoMesmo, o Zumbi e o Universo.

Cada qual com suas manias. Tem um que só a física quântica consegue explicar, pois só sabemos da existência dele pelos efeitos que causa nos outros, particularmente no Luiz.

Luiz e ComigoMesmo passam o tempo inteiro conversando.Daí que conseguimos deduzir a existência de ComigoMesmo. "Tá falando com quem?!!", berra de lá a Kaya. ComigoMesmo, responde o Luiz. É sempre assim. Um a sombra do outro. Do Luiz ela diz que não gosta. É rigoroso, cheio de nove horas e não-me-toques. Tudo no seu lugar e na sua hora. Lei é lei, ordem é ordem e ambas foram feitas para serem cumpridas. É de pouca conversa, mas ComigoMesmo consegue arrancar verdadeiros discursos dele. Já os peguei, certa feita, numa cena hilária: um mandando o outro calar a boca. Só pararam quando EuMesmo interrompeu dizendo que assim acordariam o Zumbi.

O Zumbi é o embaixador plenipotenciário de todos os demais. É convocado quando a turma não quer saber de sair da cama. "Acorda Zumbi e vai trabalhar, que hoje não saimos daqui nem pra buscar uma SKOL na geladeira!!!", dizem os preguiçosos. Coitado, passa o dia como se estivesse em outro mundo. O que não deve ser boa coisa para os que são obrigados a passar o dia com ele. Por sorte não é muito comum ele aparecer, pois parece que os demais fazem uma escala. Assim, sempre tem um que acaba leventando e cumprindo com a vida.

Mas falei de EuMesmo, né? Pois EuMesmo é o mais maniático de todos. Egocêntrico, acha que tudo existe por causa dele. Quando a Kaya pergunta "quem fez isso?" EuMesmo, responde ele. Só fica quieto quando se apercebe, a tempo, de que o resultado do feito não foi bom. O que é muito raro - ele se aperceber - pois rapidinho em dar respostas como é, sempre acaba metendo as mãos pelos pés. Quem escreveu errado isso? EuMesmo.

Ah! Mas temos algo de bom! Isso mesmo. Temos o Universo, que pensa que é a encarnação da perfeição. Sempre tem razão, em tudo o que diz e faz. Os outros só existem por um descuido. O Universo é cheio de paciência, pois tem que aturar as coisas sem razão que os outros dizem. Onde chega, preenche todo o espaço. Também, não fora assim e não seria chamado de Universo pela Kaya.

Em meio a seus irmãos vive e convive o Afonso. É ate um bom sujeito. Cidadão, trabalhador, pai de família, esposo amantíssimo (essa foi soprada pelo Luiz, que dentre outras coisas adora expressões empoladas). Tem lá suas manias, algumas aprendidas com EuMesmo; de quando em vez escorrega e se aventura a achar que tem razão ("cala a boca, Luiz!". - Eu não tinha razão? Esses dois vivem brigando!! - Eu quem? Sei lá Zumbi, devem ser o Luiz e o Afonso discutindo de novo!) . O Universo tem muita influência sobre o Afonso. Mas o Afonso é esforçado e, por isso, não se dá muito bem com o Zumbi. Adora ajudar os outros. Sempre que pode, ou mesmo quando não pode.

Somos seis, diz a Kaya. Só não sei se fico com pena dela ou se a felicito. Afinal, não é todos os dias que se casa com o Afonso e leva-se mais cinco de brinde.

(originalmente publicado em 23 de janiero de 2005. Fiz algumas pequenas mudanças.
- Luiz?
- Quié, ComigoMesmo?
- Pára de dar explicações.
- Quietos os dois aí, que eu quero dormir!!!
- Quem tá reclamando? O blog é meu mesmo, faço o que quiser!
- MeuMesmo? Outro não! Outro, não! Kaya, socorro!!!)