CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

sábado, maio 07, 2005

A palavra mais poderosa

Pois é,

Qual a palavra mais poderosa que existe nas línguas humanas? Pra mim é a palavra NÃO.

Todas as outras palavras causam efeitos que podem apresentar nuances. Não, destrói ou constrói. Não tem meio termo.

O não é o desafio que faz crescer a liberdade, mas também faz crescer o medo. O não mobiliza, mas também imobiliza. O sim é dúbio; o sim traz implícito a possibilidade do não. O não, não. Não é não! E pronto. Diga não a uma criança e duas coisas podem resultar: um adulto livre ou uma eterna criança. Os Dez Mandamentos podem ser reduzidos a apenas um Não!

Para uns, a frase "não vais conseguir" significa um desafio a ser vencido, e dele nascem as descobertas, as invenções, a evolução da humanidade; para outros, significa o fim da existência, significa viver feito zubis pela eternidade.

Muito já se falou e escreveu sobre o poder. Muitos adjetivos são colocados após, na tentativa de explicá-lo: poder econômico, poder hierárquico, poder familiar, etc. Mas o verdadeiro poder só possui quem pode fazer valer um NÃO. O resto é ilusão de poder. Por isso as mulheres são poderosas: somente elas podem dizer "não quero". E esse não destrói ou contrói. Ou nos transformamos para entender o não, ou estupramos.

Recebi um milhão de nãos dos meus pais. Disse quinhentos mil nãos para minha primeira filha. Espero poder dizer alguns poucos apenas para a Clarissa. Somente aqueles que a façam ser um ser humano íntegro e que desafie a vida.