CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

quinta-feira, maio 05, 2005

A cadela Preta e as mulheres

Pois é,

Hoje acordei um pouco tarde e não tive tempo de postar algo que queria, pela manhã. Pensei: à noite, com calma eu escrevo. Que nada. O assunto era sobre a polícia de Pelotas ter indiciado quatro estudantes de Direito envolvidos com a morte da cadela Preta, fato que, ESPERO, todos ainda se lembrem. O indiciamento apresenta detalhes dígnos de um comentário. Mas, Deus fez as mulheres.

E pelas mulheres os homens quebram todos os códigos; matam até. Não é o meu caso, embora os fatos do dia de trabalho tenham me deixado com vontade de matar uns dois ou três, metaforicamente é claro (será?). Mas, Deus fez as mulheres . E a Luma vai me fazer quebrar uma regra do Código do Chato:

"Art. 6º - O Chato:

I- lê muito, mas não vai ficar fazendo listas de livros preferidos e nem análises literárias. Entende que para isso existem os especialistas;"

O que fazer quando uma mulher diz que está curiosa?

a) Sair de fininho, fazendo de conta que não era comigo?
b) Chamar a mamãe, embora a minha mãe também seja mulher?
c) Pedir ajuda aos universitários?
d) Aparecer aqui somente depois de uma semana dizendo que o computador estava quebrado?
e) alguém sabe porque os testes só tem cinco alternativas pra gente escolher?

Tá, esgotei minha capacidade de ficar enrolando. Aí vão, então, minhas respostas. Não sem antes dizer que: pô, pelo menos alguém sentiu curiosidade. Gracias Luma.

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Não li. Do Bradbury só li Contos Marcianos, que é o que tenho (aliás, tinha, pois doei, junto com outros quarenta livros, para uma escola). Também não entendi porque começar com esse, como se fosse a melhor obra do mundo (até pode ser. Como não li, não sei). Vá lá, por algum tinha que começar, né?

(PS: tá, fui procurar uma resenha. Não queria ser nenhum).

2. Já alguma vez ficaste apanhadinho (a) por um personagem de ficção?

Sim. Por vários até. Mas se tenho que selecionar um, diria que Werther.

3. Qual foi o último livro que compraste?

Há dois anos que só compro livros técnicos. Ontem comprei "Imagens da Organização", do Gareth Morgan. Pode ser? De não-técnicos, os últimos foram "A Arte da Felicidade" do Dalai Lama e "O Homem Duplicado" do Saramago.

4. Qual o último livro que leste?

Dos não-técnicos, foi uma grande besteira que ganhei de aniversário, há dois anos: "Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?", de Allan e Barbara Pease. Sem comentários que tenho até vergonha de dizer que li uma b.... dessas.

5. Que livro estás a ler?

Bom, já disse que só ando lendo livros técnicos. Mas valeu a pergunta. Tá na hora de parar um pouco e ler algo mais suave. Vou escolher algum. Sugestões?

6. Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?

Bom, vou dar uma interpretação extensiva à pergunta: não livros, conjunto de livros. Autores.

1) O Senhor dos Anéis. Todos os livros do senhor J. R. R. Tolkien.

Os mais intelectuais podem falar de outras obras, mas esse cara, pra mim, é simplesmente genial. Li a obra, pela primeira vez, quando sequer era conhecida aqui no Brasil. É daqueles livros que a gente entra nele e não sai nunca mais. Já reli sete vezes e a cada vez descubro algo novo. Do filme nem se fala. Tenho os três e vejo e revejo com freqüência. Os Cds também tenho e escuto sempre.

2) Os livros (são 7) da série iniciada com "Duna", do Frank Herbert (já virou filme, também. Aliás, junto com "O Senhor dos Anéis", um dos poucos filmes que vi que é fiel ao livro). É a melhor análise sócio-política-econômica que ja vi com o recurso da ficção científica e sem a frescura de BB e queima de livros.

3) Todos, mas absolutamente todos os livros do Isaac Asimov (fala sério, "Eu, Robô" é uma verdadeira avacalhação, em termos de filme, de uma obra literária. Claro, eles dizem "baseado na obra ...". ). Leiam toda a série "Fundação". Quem pensa que George Lucas foi original com a série "Guerra nas Estrelas", deveria ler Asimov. É dele, originalmente, a idéia de um Império Galáctico.

Uma pequena observação sobre esses três autores. Tá certo, falam do Bradbury. Mas acho que não leram quase nada desses três aí (à exceção do Tolkien, que virou moda). O Frank Herbert, sei bem que é um autor conhecido apenas por aficcionados por ficção científica. No entanto, os três foram quase deuses quando contruíram seus mundos. Tolkien um mundo num passado remoto, Herbert e Asimov um mundo num futuro remoto. Mundos completos. Se Bradbury contruiu um mundo (claro que fui dar uma espiadinha antes) conseqüência da época dele (a exemplo de Orwell), os outros dois criaram seus próprios mundos para analisar o nosso mundo.

4) Todos os livros do Maurice Lebranc, contando as aventuras do Arséne Lupin (O Ladrão de Casaca já virou filme também).

5)A primeira edição (a única decente que lançaram) da coleção "Os Pensadores", pra não esquecer como é a humanidade no tempo que vivo. Todos eles (assim dá pra passar vários anos nessa tal ilha).

7. A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e por quê?

Tenho poucos amigos na blogosfera. Estou construindo despacito o meu espaço nesse mundo. E se consigo isso é mais por graça de identificações que a gente não sabe explicar (costumamos chamar de empatia) do que por número de leitores. Assim que, me abstenho de indicar alguém. Mesmo porque, todos os blogs que acompanho diariamente já responderam ao questionário. Vou ficar devendo essa.

Uma última observação de caráter extremamente pessoal. Tive três encarnações, que me lembre: a primeira, na época descrita pelo Tolkien; a terceira, na época descrita pelo Asimov e pelo Herbert; a segunda, nessa pasmaceira indefinida que vivemos.

Sorry, Luma. Mas Deus fez as mulheres para não ficar sozinho numa ilha.