CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

sábado, julho 09, 2005

Extra! Extra!

Pois é,

Os fatos atropelam as versões. Como o Chato foi atendido em seu desejo de ter um banner para a mostrar o que pensa sobre o debate "Afinal: blog é ou não democracia?", somos forçados a interromper o programa "Curta curtas no sábado" de hoje.

O Chato agradece, de coração, ao Gejfin, pela generosidade e pelo tempo (que sabemos ser importante) dedicado à causa.

O banner encontra-se ali no profile. Não haveria outro lugar para colocá-lo, pois, se é o que eu penso, é a minha cara. Se alguém desejar copiá-lo, sinta-se à vontade.

De qualquer sorte, o fato implica numa alteração do Código do Chato, para acrescentar um artigo. Assim sendo, publicamos na íntegra, em primeira mão, o decreto n.º 1957, de 09 de julho de 2005.

Decreto 1957, de 09 de julho de 2005.

Acrescenta os artigos 11 e 12 ao Código do Chato e dá outras providências.

O CHATO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV, do art. 5º, da Constituição Federal de 1988, decreta:

Art. 1º - O Código do Chato fica acrescentado do seguintes artigos:

"...

Art. 11 - Blog é blog e não se discute.

Art. 12 - Neste blog não existe democracia.

Parágrafo único. Quem pensar diferente que vá reclamar ao bispo.1

Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 3º - Este decreto já está em vigor.

Porto Alegre, 09 de julho de 2005.

O Chato."

Exposição de motivos.

Não me passa pela cabeça que possam existir seres humanos, que pensem que blogs são públicos, embora eu até saiba que existam. Como dizia Einstein (frase colocada junto ao título do blog), não há limites para a estupidez humana. Esse é um caso típico. Quão estúpida pode ser a mente de alguém, por confundir o meio com o conteúdo ou com a forma.

Ler algum pensamento publicado num blog, e ter a caixa de comentários disponível, não dá a ninguém o direito de ser agressivo ou qualquer outro sinônimo da estupidez humana. Divergir, debater, discordar, ou qualquer outro sinônimo de inteligência humana, sim, isto não apenas é possível, como desejável.

Ninguém, mas absolutamente ninguém, é dono da verdade. Mesmo porque a verdade não existe (ver art. 7º do Código). O que construímos, nessa vida, é o conhecimento. E o conhecimento nada mais é do que o acúmulo de experiências e não, como pensa a estupidez humana, da ciência e consciência de uma verdade que não existe. Uma das formas de conhecer é a troca. E troca se faz apenas pelo debate, que é uma via de mão dupla. A agressão é uma via de mão única que não possibilita o conhecimento.

A ninguém é dado esquecer o supremo poder, quase divino até, que tem o dono de um blog: a qualquer momento e segundo seu talante, pura e simplesmente deletá-lo. Isso, por si só, já deveria ser o suficiente para frear a sanha democrática da estupidez humana.

Não há que confundir um velho ditado, que diz: "não concordo com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito que tens de dizê-lo", com autoridade para entrar na casa dos outros e esculhambar. E blog é, sim, a casa do seu dono. Uma coisa é aceitar diferenças; outra é admitir a estupidez humana.

Por fim, não custa nada lembrar que os crimes contra a honra são independentes do meio pelo qual são praticados. E a internet é apenas um meio. Alertem-se presentantes da estupidez humana: todos os comentários são gravados e o IP dos autores são registrados. Isso significa que é possível mover uma ação criminal tendo como prova a cópia do comentário.

Ter liberdade de comunicação não significa ter liberdade de agressão.

1Redação alterada por sugestão do Flávio Prada.