CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

sexta-feira, março 25, 2005

Culinária do Chato

Pois é,

Aproveitando a sexta-feira santa, algum cristo poderia me dizer porque o pimentão vermelho custa R$10,98 o quilo, enquanto que o verde custa apenas R$1,98 pelas mesmas mil gramas? [O com "C" não pode, pois, segundo relata a Bíblia, nesse exato momento em que escrevo, 3 da tarde, ele estava morrendo].

Os preços estão lá no Zaffari para qualquer portoalegrense que queira ver. Armei um barraco na área dos horti. Consegui até adesões ao movimento. Gente, como eu, que queria preparar alguma receita de bacalhau (A Kaya diz que tem uma que é daqui, ó). Só de ouví-la contar como se prepara fiquei imaginando que minha sexta-feira seria realmente santa.

Não sou dos que acham que comer carne vermelha é pecado. Já fiz muitos churrascos na data. E já estava pronto para assar um picanha com alho quando ela veio com essa receita. Põe uma roupinha de grávida e vamos lá no Zaffari. Saí correndo.

Fui direto na prateleira do bacalhau. O filé (lindo) estava a R$99,90 o quilo. Isso não me assusta. Sei que é importado, há dificuldades para pescar e o escambau, o que eleva o preço. Coisas que Adam Smith já havia explicado quatrocentos anos antes: a tal mão invisível do dono do boteco, que entra no teu bolso sem que saibas. Vá lá. Peguei um similar por R$58,90/Kg. E me toquei para os horti, não sem antes abastecer com duas caixas de SKOL. A sexta é santa, eu não. A receita levava o verde e o vermelho (não, não é à portuguesa). Olhar telescópico por sobre as frutas, as verduras, as mulheres, as batatas e, lá no fundo, tchan!, o pimentão vermelho. Ao lado do amarelo. O amarelo custa o mesmo que o vermelho. Como não sei pra que serve o pimentão amarelo, por mim pode custar mil reais a unidade que estou me lixando. Mas o vermelho não! Esse não poderia custar tanto.

Fui na balança e perguntei pra moça: moça, tem uma etiqueta que diz que esse pimentão custa R$10,98 o quilo. Não tá errado? Não, senhor. O preço é esse mesmo. Respirei fundo e gritei: é um roubo um pimentão custar isso só porque é vermelho. Nisso apareceu um colorado engraçadinho: tudo que é vermelho custa mais caro porque é melhor. A Kaya me segurou antes que eu enfiasse o pimentão na/no do colorado infeliz. Veio outra senhora e me entrega um pimentão enrrustido. Era verde, mas estava com uma parte avermelhada. Usa esse, o gosto é o mesmo e fica colorido igual. Muito obrigado, mas a senhora há de convir que... claro que ela sorriu e foi embora, já prevendo um discurso contra o governo. Afinal, a culpa de tudo é sempre do governo. Esses incompetentes que não fomentam a produção de pimentão vermelho.

Vai ver o problema é da Murcha. É, da Murcha Fitóftora. Fui no Google pesquisar, ver se achava uma explicação. Encontrei, em meio a milhares de receitas, uma tese de doutorado que explicava como fazer o controle da Murcha Fitóftora em pimentões através da Enxertia.

Taí o nome da receita: bacalhau à Fitóftora. Tô com água na boca só de escrever.

PS. Continuo esperando que alguém possa me explicar o preço. Porra, Pero Vaz que me perdoe, mas nessa terra em que se plantando tudo dá, o pimentão custar R$10,98/Kg só porque é vermelho?