CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

domingo, junho 05, 2005

Um post irado!

Pois é,

Tô de saco cheio desse negócio de todo mundo ficar falando em democracia. Que diferença existe para a ditadura que tivemos? Para os tempos de Colônia ou do Império? Uma única coisa: todo mundo pode falar o que quiser. Definem democracia como se democracia fosse apenas liberdade de expressão. E nisso a mass media é exemplar. Ontem lendo um blog (e não vou dizer qual) a autora defendia a idéia de que blogs não eram democráticos porque pouquíssima gente tinha acesso a internet e, por conseqüência, aos blogs. Ótimo, se democracia é acesso, então não temos democracia porra nenhuma.

Quarenta por cento da população vive abaixo da linha da miséria; passa fome. Não tem acesso à comida. Enquanto isso todo mundo continua roubando o país e dizendo que isso é democracia. E os jornais e tvs só sabem reclamar que não existe democracia quando a Justiça bloqueia algum programa ou alguma reportagem.

Somos um povo hipócrita, sujo e egoísta. Roubamos de nós mesmos. Sempre corremos para chegar na frente dos outros. Aprendemos a respeitar apenas "os nossos". Aos outros devemos pisar, pular por cima, senão eles fazem isso com a gente. Não é assim que aprendemos a viver? Não é assim que ensinamos aos filhos a forma de sobreviver na selva? Mate antes que te matem! Não seja o único joãozinho do passo certo!

Somos mesquinhos e discricionários. Rimos dos outros a todo momento. Dizemos que aceitamos a diferença, mas na hora que a filha chegar em casa com o namorado negro é que eu quero ver. E a coisa é tão pior, que se o filho chegar com a namorada negra ou com "aquela mulata", todo mundo vai adorar: o pai terá realizado, através do filho, o desejo insatisfeito de trepar com uma negra maravilhosa. Rimos dos gays, nos damos ao luxo de ser a favor ou contra. A favor ou contra do quê? Da existência de um ser humano? Quem somos para nos arvorarmos o direito de julgar a vida de outra pessoa? Essa é a nossa sociedade que quer se dizer democrática.

Já vi muito FDP tomando hóstia na Igreja. Deve ter ido pedir perdão por ter sonegado impostos. Por ter colocado os empregados na rua, alegando a crise. Certamente para não perder o estilo de vida que leva. Hipocrisia, pura hipocrisia.

Existem mais ONGs tentando resolver os problemas do que problemas existentes. Não entendo como, com tanta ONG cuidando de crianças, ainda existem crianças na rua. Safadeza pura. Já disse aqui que faço parte de uma ONG (conhecidíssima país afora) que gasta 70% da contribuição que recebe com a folha de pagamento. FsDP. Vou sair. Só acredito no voluntariado e na solidariedade gratuita. Vivemos num mundo e num país podres. Cada vez mais podres.

Tá na hora de parar com essa hipocrisia de que temos democracia nesse país. Talvez aí consigamos, realmente, lutar para construí-la.

PS às 20:00h: Escrevi este post pela manhã. Agora, encontrei o seguinte artigo, do qual tirei alguns trechos:

O país da transgressão
Escândalos de corrupção reacendem debate sobre valores éticos dos brasileiros e relação entre público e privado numa nação marcada pela desigualdade

ALEXANDRE ELMI, para Zero Hora

"As cenas de corrupção explícita nos Correios podem não levar à CPI. Mas a reincidência de casos e deslizes éticos pelo menos desperta o debate sobre o que aconteceu com a honestidade no Brasil. Golpes milionários, sumiço de dinheiro público e barganhas políticas são apenas a face mais escandalosa da transgressão no país. O dia-a-dia do brasileiro - por menosprezo às leis, falta de consciência ou até mesmo tática de sobrevivência - não deixa de ser um festival de burla às regras.

Não se trata de comparar os R$ 3 mil que o ex-diretor do Departamento de Contratação e Administração dos Correios Maurício Marinho coloca no bolso sem pudor à malandragem de estacionar o carro em lugar proibido, mesmo sabendo que não se pode. Quem tenta entender o Brasil liga os dois tropeços pelo lado do desprezo com o que é público, endemia da qual o país não consegue se livrar."

[...]

"Ao cruzar a fronteira do ilícito, os dribles diários em obstáculos legais trazem prejuízos ao país, como ocorre com a trinca sonegação-contrabando-pirataria, que subtrai dos cofres públicos R$ 160 bilhões por ano."

[...]

"O trânsito é o lugar por excelência onde se expressa a compulsão do brasileiro pelo desrespeito às regras. O diretor-técnico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), João Batista Hoffmeister, pesquisou abordagens de infratores feitas pela Polícia Rodoviária Estadual. Ao final do trabalho, fez uma descoberta surpreendente: 82,35% sabiam que estavam infringindo a lei e confessaram a negligência no momento da autuação."

A reportagem toda está aqui.

Podem dizer que meu post realmente estava irado. Mas não sou só eu.

E não esqueçam do art. 2º do Código do Chato. Última vez que aviso!