CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

sábado, julho 16, 2005

A Kaya odeia 0800

Pois é,

Até hoje só vi duas coisas tirarem a Kaya do sério: eu, quando estou muiiiito chato (o que é raro, diga-se de passagem, hehehe), e um 0800. No caso do 0800, chega a dar pena dos atendentes. Se for mulher, então, coitada.

(aqui devo fazer um parênteses, pois tenho sido testemunha do fato: mulher atendendo mulher é a pior coisa que existe. Se eu fosse mulher, seria que nem a Kaya: botava os cachorros nas atendentes. Atendente seja lá do que for, ao vivo ou por telefone)

Pois não é que tiraram, de uma hora para outra e sem aviso prévio, o débito em conta do celular dela? Eles não têm noção do que fazem, tadinhos.

Sexta-feira, depois de uma semana de trabalho e quase dez quilos a mais para carregar, imaginem a reação de quem recebe uma conta de telefone inesperada. A fala da atendente, no diálogo que segue, pode ser deduzida em função da fala da Kaya:

Kaya, depois de muito digitar números e de muito escutar musiquinhas no telefone:

- Minha filha, eu quero saber porque tiraram o débito em conta do meu celular?
- ...
- Com a Clara!
- ...
- Querida! Eu já te disse, quero saber porque tiraram o débito em conta do meu celular. Eu tenho celular há mais de dez anos, com débito em conta, e isso nunca aconteceu.
- ...
- Pra que que fazem a gente digitar o número do telefone se depois perguntam??!!!
- ...
- Olha aqui, minha filha! Nunca tive problema de saldo na minha conta. Tá pensando o quê?
- ...
- Já fui no banco e eles disseram que a culpa é de vocês!
- ...
- Já vi que tu não sabe nada mesmo. Como é teu nome?
- ...
- Então chama o supervisor dessa porcaria!
- ...
- CHAMA O SUPERVISOR!!!

Bom, o diálogo se estendeu por mais algumas falas irreproduzíveis num blog tipo família como esse. O problema é que - tive que explicar a ela - os serviços de 0800 não foram feitos para resolver o problema das pessoas; eles foram criados exatamente para não resolvê-los, para afastar as pessoas da empresa. Eles partem do pressuposto de que, bom ou ruim o serviço, as pessoas vão precisar dele e continuar usando. Assim, sempre tentam jogar a culpa pra cima do cliente, nunca é deles. Ou é tu que não tem saldo, ou é o banco, ou é quelaquer coisa, menos eles. No fundo, estão te chamando de idiota por usar o serviço deles.

O argumento de que existe concorrência, e que podemos trocar de companhia, é palhaçada. São todas iguais, logo não existe concorrência. E a Anatel, no caso, é outra grande porcaria. Ligar para o 0800 da Anatel e nada é a mesma coisa, senão pior. Até hoje, passados mais de seis meses, continuo aguradando a resposta a uma reclamação que fiz para a ouvidoria.

Com o 0800 eles evitam ter lojas de atendimento. E por quê? Porque lojas significam pessoas ao vivo para serem atendidas. Pessoas que gritam, esperneiam, ameaçam bater e não saem dali enquanto os seus problemas não forem resolvidos. As companhias não querem isso. Já trabalhei numa, sei bem como é. Não é pra menos que coloquei, lá no Código do Chato, que se pudesse jogaria uma bomba na companhia local de telefonia. Era do governo e os espanhóis compraram. Agora parece que é dos portugueses. As moscas vão e vêm...

Raras são as empresas que levam a sério o atendimento ao cliente. Virou moda ter SAC, em função dos programas de Qualidade Total. Terceirizam o atendimento e colocam pessoas altamente incapacitadas para atender. Parecem robozinhos com um único programa que ficam repetindo, independentemente do que o cliente esteja dizendo. E, no final, ainda tem a cara de pau de dizer que "a ... agradece e tenha uma boa noite...". Ora, me poupe! Talvez não seja só a Kaya que odeie 0800...

PS. Tem um post sensacional lá na Luma. Vão lá...hehehehe.