CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

sexta-feira, junho 17, 2005

Da série: Faltam apenas seis dias - I

Pois é,

Este post é inspirado em outro pensamento de Einstein:

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela".

Escrever no blog mudou completamente a minha maneira de escrever. Não propriamente a forma ou o conteúdo, mas o jeito. Normalmente, quando escrevo alguma coisa, mesmo que de conteúdo técnico, costumo colocar "embaixo do travesseiro" e ver o que acontece no dia seguinte. Invariavelmente surgem novas idéias ou, até mesmo, aquela idéia que estava faltando, a inspiração. É o que fala o Einstein. O meu silêncio é a paciência e saber que sou assim. Por vezes penso que teria alguma chance de escrever algo "literário", pois acredito que construir histórias envolve muita paciência, eternas revisões, coragem para não rasgar tudo no meio do caminho e coragem para ir até o fim. De certa forma deve ser por isso que alguns blogueiros não postem diariamente. Devem deixar seus posts embaixo de alguma coisa, fermentando; ou até que digam "ei, tira esse travesseiro de cima de mim e me publica duma vez!"

Num blog de posts diários não há tempo para "amadurecer", acho. Não que não existam excelentes blogs diários; sem dúvida que existem, mas falo de mim. Tenho, em realidade, pouquíssimo tempo para escrever. Infelizmente (e felizmente para o bolso dos meus leitores contribuintes que pagam meu salário - observem que não há vírgula depois de "contribuintes" e antes do "que": isso significa que temos uma oração subordinada adjetiva restritiva, isto é, nem todos os contribuintes pagam o meu salário. Se assim o fosse, eu estaria feliz em Paris!) não tenho acesso a blogs no trabalho. Restam-me apenas, uma meia hora, pela manhã, e outra hora e meia, pela noite. Sim, pois à noite ainda tenho os afazeres domésticos, aos quais sou submetido impiedosamente por uma mulher grávida. Dessa hora e meia noturna, ainda gasto algo como uma para ler os demais blogs e deixar comentários (ou não).

Assim, é impossível para mim, num blog diário, colocar os posts no armário. Este, por exemplo, saiu assim, de supetão, direto no editor do blogspot. (foi o caso da rima anterior - azar, vai ficar). Putz, minha meia hora noturna acabou. Por sorte só publico no dia seguinte, pela manhã. Ainda há um tempinho de mudar alguma coisa, depois que eu "mergulhar em profundo silêncio".

PS matinal: queria deixar registrado o fato do Milton Ribeiro ter se inspirado, não bem em uma sugestão, mas numa pergunta que lhe fiz, para escrever o excelente post introdutório sobre música erudita. E agradecer, também, pela menção. Milton: a Clarissa manda dizer que gostou de ter sido chamada de "Princesa".