CLARISSA
Lilypie Baby Ticker

sexta-feira, junho 10, 2005

Motivação

Pois é,

Como Administrador, trabalho diariamente com as questões de motivação. Como motivar as pessoas (ou não desmotivá-las) para a realização das suas tarefas diárias. Possivelmente todos já conheçam as teorias e técnicas tradicionais sobre o assunto, desde Maslow até os mais recentes. Quem trabalha já deve ter passado por diversos tipos de testes avaliando a sua motivação e outros fatores. É do Dalai-Lama, no entanto, que vem algo que pode se constituir em um grande desafio para empresas e/ou instituições públicas1:

"Ao analisar os antídotos para a ansiedade, o Dalai-Lama oferece duas soluções, cada uma atuando num nível diferente. A primeira envolve um combate enérgico à preocupação e ruminação crônica, através da aplicação de um pensamento neutralizador: relembrando-nos de que se o problema tiver uma solução, não há necessidade de preocupação. Se ele não tiver solução, também não faz sentido nos preocuparmos.

O segundo antídoto é uma solução de alcance mais amplo. Ele envolve a transformação da nossa motivação fundamental. Há um contraste interessante entre o enfoque do Dalai-Lama quanto à motivação humana e o da psicologia e da ciência ocidental. Como examinamos anteriormente, pesquisadores que estudam a motivação humana investigam os motivos humanos normais, analisando tanto as necessidades e impulsos instintivos quanto os adquiridos. Nesse nível, o Dalai-Lama concentrou-se em desenvolver e usar impulsos adquiridos para melhorar nosso "entusiasmo e determinação". Sob alguns aspectos, isso é semelhante à opinião de muitos "especialistas em motivação" do Ocidente, que também procuram de modo convencional reforçar nosso entusiasmo e determinação no sentido de realizar objetivos. No entanto, a diferença é que o Dalai-Lama provura forjar a determinação e o entusiasmo com o objetivo de que nos dediquemos a comportamentos mais salutares e eliminemos traços mentais negativos, em vez de dar ênfase ao êxito em alcançar o sucesso material, o dinheiro ou o poder. E talvez a diferença mais surpreendente seja a seguinte: ao passo que os "especialistas em motivação" estão ocupados insuflando as chamas de motivos já existentes para o sucesso material, e que os teóricos ocidentais dedicam sua atenção total a categorizar os padrões das motivações humanas, o interesse primordial do Dalai-Lama pela motivação humana reside em reformular e mudar nossa motivação fundamental por uma motivação voltada para a compaixão e a benevolência."

Como motivar os trabalhadores nesse paradigma de compaixão e benevolência e mostrar a eles que ainda poderão realizar seus objetivos, num país como o Brasil atual?

1" A Arte da Felicidade, Um Manual para a Vida". Sua Santidade, o Dalai-Lama e Howard C. Cutler.